Sabonete Multifunção

Sabonete Multifunção

A barra de Sabonete Multifunção foi pensada para atender a demanda de pessoas que buscam várias respostas em um único produto. Nesta barra concentrei no centro uma parte adstringente e esfoliante. Com extrato adstringente e o açúcar que traz uma esfoliação que não agride a pele. Na segunda camada, a intermediária, fiz uma camada mais macia e com ativos restauradores, cicatrizantes, fortalecedores, reconstrutoras e vitaminados. Na capa externa basicamente usei óleos, manteigas e cera para firmar mais e manter a barra útil e completa ate o fim da utilização. Imagina um banho com todas essas funções! Imagina que delícia vai ficar a sua pele após esse banho! Então bora aprender e depois fazer uma dessas!!

Materiais usados:

Primeira etapa – Centro da barra
400g de base glicerinada transparente
30ml de essência
50ml de extrato natural adstringente
50ml de lauril liquido
4 colheres (sopa) açúcar refinado comum
Corante (ou pigmento, caso não queira que a cor do centro migre para a segunda camada)

Segunda etapa – Camada intermediária
750g de base glicerinada branca
1 colher (sopa) de óleo vegetal duro (São considerados óleos duros os que abaixo de 27ºC solidificam. Por exemplo: óleo de palmiste, palma e babaçu)
100ml de extrato natural enriquecedores
60ml de essência
100ml de lauril liquido
Pigmento

Camada externa – Capa da barra
100g de base glicerinada transparente ou branca
3 colheres (sopa) de óleo vegetal duro
2 colheres (sopa) de manteiga vegetal
2 colheres (sopa) de cera natural (abelha ou carnaúba)
20ml de essência
Pigmento ou corante
4 colheres (sopa) de açúcar refinado

Material de apoio

Bacia plástica
Forma de madeira “Barra Mini”
Forma de madeira “Para 1 kg”
Saco plástico liso transparente
Garfo de inox

Modo de Fazer:

Primeira etapa – Centro da barra:

Para começar precisamos fazer o centro da barra. Faremos na forma “Barra mini” que tem as medidas 5x4x22. Forre-a com o saco plástico liso transparente e reserve.
Pique a base glicerinada transparente em cubos, coloque na panela esmaltada e leve à fonte de calor, assim que estiver toda derretida retire do fogo, confira se está tudo derretido, limpe as bordas, tampe a panela e reserve até que a temperatura baixe a ponto de você conseguir segurar a panela com as duas mãos. Neste ponto adicione a essência, o extrato, o lauril e as gotas do corante ou pigmento escolhido. Despeje esta base em uma bacia e mexa com a espátula até que comece a ficar mais viscosa, neste ponto adicione o açúcar solicitado para esta etapa. Quando ela começar a engrossar como um mingau, despeje na forma. Importante: se você jogar esta base fria o açúcar vai se depositar apenas no fundo da barra. Espere solidificar, pode levar ao congelador para acelerar mas não deixe molhar nem congelar. Como você despejou na forma quando ela já está esfriando, ela fica pronta rápida. Desenforme, tire um filete das pontas para que caiba dentro da próxima forma, a “para 1 kg”. Para que as camadas não descolem, passe um garfo em todos os lados dela e reserve.

Segunda etapa – Camada intermediária:

Para esta etapa vamos usar a forma de madeira para 1 kg de base, vamos precisar de forra-la com o plástico liso transparente e reserva-la.
Derreta a base glicerinada solicitada para a segunda etapa, assim que estiver na temperatura para adicionar os ativos acrescente todas as propriedades desejadas, misture bem e despeje 1/3 na bacia, bata com o fuet/batedor de claras para ficar com bolhas e quando chegar no ponto de creme despeje na forma (esta camada deve ter 1 cm no máximo para caber a barra e sobrar ainda sobrar 1cm acima da barra). Despeje e sinta com a ponta dos dedos quando ela gelatina e fica levemente firme, neste ponto posicione a barra da primeira etapa em cima desta camada. Despeje o restante da base que está preparada na panela, bata com o fuet para aerar e em ponto de creme despeje completando a forma. Como essa etapa foi finalizada em temperatura baixa ela fica pronta rapidamente. Para acelerar o resfriamento pode-se levar ao congelador. Assim que estiver firme desenforme e posicione na bancada sobre um plástico liso com sobras. Na próxima etapa você irá cobrir a barra com uma capa, por isso é preciso de uma base de celofane ou plástico para não haver desperdícios.


Terceira etapa – Camada externa (capa da barra)

Para fazer esta calda, comece derretendo a base glicerinada solicitada, em seguida adicione o óleo, a manteiga e a cera solicitada, se precisar aqueça mais a panela para que derreta tudo. Quando estiver em estado líquido, espere baixar um pouco a temperatura e adicione a essência e a cor desejada. Para banhar a barra, espere esfriar um pouco e despeje aos poucos esta base e com a ajuda da espátula vá puxando o que escorre e jogando na barra a cobrindo, faça isso em todo os lados. No fim, o que sobrar no plástico, raspe, coloque na panela e faça mais uma camada sobre a barra para deixá-la mais lisa. Por último despeje o açúcar sobre a barra e com a mão passe em volta da barra toda ate aderir e está pronto! Aguarde alguns minutos e já pode fatiar. Normalmente eu fatio em fatias de 2,5 ou 3 cm. Embale com o celofane BOPP e nunca se esqueça de colocar a etiqueta de segurança no verso. Pronto, você aprendeu!!! Aeeeee, agora é hora de colocar a sua mão na massa e fazer a sua própria barra multifuncional.

Beijooooss

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *