« Voltar ao Glossário

UREIA - 500 GR

A ureia é um composto orgânico de baixo custo e alta ação hidratante, queratolitica e antibacteriana para a pele. É um dos ativos mais utilizados nas formulações de cosméticos destinados à saúde da pele e é encontrada no corpo humano principalmente na urina e no suor.
Ao hidratar, a ureia também estimula a produção de colágeno, evita as fissuras decorrentes do ressecamento e melhora a aparência da pele.
Quando aplicada topicamente, a ureia apresenta ação hidratante, queratolítica e descamativa, devido à sua capacidade de solubilizar e desnaturar as proteínas da pele (ação proteolítica) e aumentar a hidratação por sua capacidade de se unir à água e acelerar a penetração cutânea.

Ação nos tipos de pele:
É usada na faixa de 2 a 40%.
Em baixas concentrações (até 2%), é usada em compressas para ferimentos, para limpeza e estimulante da cicatrização.
Em concentrações até 10% age como hidratante.
De 10 até 20% para hiperqueratose (normalmente é essa a concentração usada para pés e mãos)
De 10 a 40% para psoríase
Peles secas: a indicação de uso é de 3 a 10%
Peles mistas: a substância pode aumentar a oleosidade e facilitar o surgimento de acne. Por isso, a recomendação é optar por produtos com concentrações menores da substância.
Peles oleosas: a indicação de uso é acima de 20%. Nessa concentração mais alta, essa substância perde a sua função hidratante e passa a quebrar as células da pele, fazendo uma espécie de esfoliação que melhora a textura da cútis e favorece a remoção da oleosidade
excessiva.


ATENÇÃO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não permite que a concentração de ureia ultrapasse os 10% nas formulações dos cosméticos. “As concentrações maiores de ureia só são feitas em produtos manipulados e aplicadas somente em casos selecionados com a prescrição de um dermatologista”, explica Thais Tucunduva Badiz, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


Desvantagens:
Devido ao alto teor irritativo, a substância pode causar reações adversas em peles sensíveis, como edemas, coceira e hipersensibilidade local, além de oferecer riscos à saúde e ao desenvolvimento de fetos, quando utilizada por gestantes

 

« Voltar ao Glossário