A HISTÓRIA DO CHOCOLATE

Sabemos que uma boa parte das pessoas do mundo amam chocolate e é super curioso pensar que a maioria não faz ideia de onde ele veio, quem trouxe, como se popularizou e por que quase vicia as pessoas?

 

Foi pensando nessas perguntas que resolvi pesquisar toda a história do chocolate. E olha, encontrei muita informação show e superinteressantes para a gente.

 

E aí, bora descobrir como o chocolate se tornou um dos produtos mais populares e consumidos do mundo? Vem comigo que vou te contar…

 

A RELAÇÃO DO CHOCOLATE COM OS POVOS ANTIGOS

Para começarmos vamos ter que voltar um pouquinho no passado, na época dos povos Olmecas, Maias e Astecas da América Central. Neste período já havia registros de que eles utilizavam a planta do cacau em suas produções.

 

Os Olmecas e Maias torravam a semente do cacau, produzindo uma bebida que era usada para rituais religiosos, conhecida por eles como “bebida dos deuses”.

 

Naquela época os Maias já eram uma grande referência comercial das plantações de cacau. Para você ver, minha senhora, que desde antigamente quem tinha qualidade já era reconhecido como um dos melhores da área, não muito diferente do que é hoje não é mesmo?

 

Já os Astecas tinham fé que o cacau era um presente dado por seu deus, Quetzalcoatl, que queria presentear os homens com o verdadeiro sabor divino. Devido a isso, o cacau era um privilégio que apenas nobres e pessoas muito importantes poderiam ter e fazer suas próprias bebidas de chocolate.

 

O CHOCOLATE NA EUROPA

E falando de nobreza, foi a partir dela que o chocolate se popularizou na Europa. Tudo começou em 1519 no período de colonização do México, em que o espanhol Fernando Cortez ficou maravilhado pela bebida escura e doce, tanto que ele mesmo fez uma super propaganda para seu imperador, Carlos V, de que um gole daquela bebida permitia aos homens caminhar um dia inteiro sem comer outros alimentos.

 

E obviamente não demorou muito para esse produto se popularizar na Europa, afinal quem não gosta de chocolate? Mesmo naquela época as pessoas já eram chocólatras, só não existia esse termo ainda.

 

No final do século 16 já havia fábricas de chocolate na Espanha e na França, que mostrava o verdadeiro poder que esse produto tinha, afinal não era apenas utilizado como alimento mas também como moeda de troca.

 

Porém naquele momento o chocolate era feito apenas de cacau e açúcar, não havendo nenhuma outra variação. Isso mudou em 1870, quando o suíço Daniel Peter (não é meu parente) resolveu misturar um produto bem famoso com o cacau e o açúcar, ele misturou leite condensado, nascendo então o nosso querido e famoso chocolate ao leite, que aumentou a popularidade ainda mais do que já era popular.

Fica aqui a curiosidade de que foi um tal de Henri Nestlé, criador do leite condensado, foi uma grande influência para que Daniel Peter fizesse seus testes. Mostrando que a família Nestlé já estava destinada a fazer parte do mundo dos chocolates.

 

O CHOCOLATE NO BRASIL

Agora aqui na nossa terra verde e amarela o cacau só foi chegar em 1746, trazida por franceses, a princípio na Bahia.

 

Um fato que sempre gosto de falar para você em vídeos, lives, posts e aqui mesmo no blog é que nosso país é MUITO privilegiado para plantio, sério, a quantidade de matérias-primas que existem apenas no Brasil ou que não são nativas mas crescem muito bem aqui, é absurda, o cacau é mais uma delas.

 

Nosso clima favoreceu demais o plantio da semente de cacau e isso atraiu vários empreendedores da época a investir na nossa região. Em 1891 um trio de alemães fundaram a primeira fábrica de chocolate no Brasil, lá em Porto Alegre. Anos mais tarde um grupo suíço montou sua própria marca aqui, uma bem famosa até hoje, a Lacta.

 

E ao longo dos anos empresas como Kopenhagen, Garoto e a própria Nestlé começaram a produzir chocolates aqui no Brasil, pois enxergaram que aqui era um polo muito forte.

 

BENEFÍCIOS DO CACAU NA PELE

É muito bom conhecer a história do doce que tanto amamos e consumimos ocasionalmente (ou não, rs), não pode ser todo dia não hein, faz mal pra saúde, umas três vezes por semana pode minha tia.

 

Mas o cacau não nos beneficia apenas no sabor do chocolate, também traz benefícios para nossa pele também. O Cacau é um excelente antioxidante, combatendo radicais livres, células mortas e substâncias tóxicas.

 

É rico em vitaminas A, B1 e E, favorecendo a nutrição e a saúde da pele e dos cabelos.

 

Não pense que acabou, ainda é um ativo anti-inflamatório, hidratante e relaxante, deixando a pele lisa e suave.

 

E é com esses benefícios que encerramos mais um papo, uma conversa doce que me deu muita água na boca. Espero que você tenha aprendido tudo sobre a história do chocolate e de como esse produto revolucionou não só o mundo alimentício mas o cosmético também.

Me diz nos comentários, qual o seu chocolate favorito, vou adorar saber qual é.

 

Até o próximo blog.

 

Beijuuu!

 

Peter Paiva

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *