Eu sempre fui um apaixonado por plantas e pelo meio-ambiente, estar perto da natureza. Acredito que tudo isso veio de família, porque minha mãe sempre teve chácara e convivemos no meio rural.

Ao longo do tempo fomos percebendo a importância dessa conexão, mais precisamente um pouco antes da pandemia eu realmente assumi isso para minha vida, e o start disso foi quando coloquei 5 latões de lixo em minha casa, para entender mais sobre reciclagem e separação do lixo, que é um dos maiores problemas mundiais.

Separei em papel, plástico, metais, vidro e orgânico, sem contar que hoje ainda possuo alguns potes que separam tampas plásticas, tampinha de garrafa e lacre de cerveja. Isso tudo para pensar na reutilização e apoio há algumas razões sociais que existem.

Pensando nessa conscientização, não só eu como pessoa física, mas também a nossa empresa, seguimos um caminho que acha um equilíbrio em relação há isso. Há alguns anos vendo matérias e entendendo que um descarte/lixo com uma participação muito grande na poluição mundial são os frascos, tampas e potes residuais de cosméticos. Pensando isso, a gente tem duas opções, utilizar essa embalagem já descartada ou não gerar mais embalagens que não sejam biodegradáveis.

A primeira opção nós estamos falando que já temos muito plástico no mundo, que não tem mais lugar para jogar tanto lixo, nós encontramos imagens de ilhas cheias de plástico porque não há lugar para despejá-los. Em viagens que fiz para fora do Brasil, principalmente a Tailândia, eu vi pessoas descartando plásticos no mar, algo absurdo e sem nenhuma conscientização. Isso tudo vai somando a uma memória e ideia de que precisava fazer minha parte.

Pensando nesse cenário eu te pergunto, por que utilizamos na maior parte da nossa vida, plásticos 100% novos? O que estou dizendo para você que não conhece é que, quando compramos uma embalagem plástica, esse plástico poderia ser um 100% PCR, que é pós-consumo. Quer dizer, tirou da natureza um plástico que está estragando e poluindo e fez ele virar uma nova matéria-prima só que 100% reciclado.

Em contrapartida temos uma briga mundial, que é a indústria extratora de um plástico novo e que é uma das maiores indústrias mundiais, que por ganância ela quer crescer cada vez mais, tirando mais petróleo e gerando mais plásticos novos. Ela seria mais uma prejudicada quando as pessoas começassem a consumir os plásticos que realmente são recicláveis, é um caminho e precisamos nos unir para isso.

Essa conversa toda parte daí, se tivermos esse olhar começaremos a entender que o mesmo plástico, a mesma embalagem soltando ou não o mesmo resíduo, porque o “PET” não solta resíduos no nosso produto, sendo 100% PCR ou não. São vários assuntos para abordarmos, mas precisamos começar com uma responsabilidade no olhar, tirando o plástico que já foi descartado. Dos meus cinco latões, o que enche mais rápido é o de plástico infelizmente.

Toda indústria que compramos plástico, sejam essências ou corantes, exigimos que seja 100% PCR, o olhar já faz com que milhares de frascos hoje que movimentamos por mês, já sejam feitos de matérias-primas reutilizadas. Quando falamos disso, abordamos aquela primeira etapa de limpar e não gerar mais, lembre sempre disso, é um ponto muito importante.

Falando sobre o biodegradável, gerar algo que não vá poluir. Buscando indústrias que trabalhassem com isso, nós conhecemos a Eco Ventures que vende um aditivo chamado P-Life, derivado do óleo do coco da palmeira e reciclável, que em contato com a natureza irá gerar apenas água, CO2 e húmus, se transformado em biomassa (virando basicamente um adubo) fortalecendo o meio-ambiente. Além de não gerar centenas de anos para se decompor, seu tempo de decomposição é de 2 a 7 anos, não virando micropartículas. Isso tudo foi comprovado internacionalmente e cientificamente pela própria Eco Ventures.

Ou seja, todos os milhares de frascos pequenos que comprava novo e entregava novo, penso que esse plástico pode ser comprado 100% PCR, ele limpa, e quando volta para a natureza de alguma forma ele vai virar um nada. Lembrando que todo produto biodegradável ele só se degrada se for descartado incorretamente, se ele for guardado dentro de um pote, não sofrerá nenhuma dessas alterações por conta do clima, seja terra, água ou qualquer agressão que ele receba, guardado corretamente se mantém por anos, mesma vida útil do outro.

Quando falamos sobre isso estamos falando de uma manobra, um pensamento muito valioso, mas um micro exercício perante o mundo, que irá fazer com que as coisas sejam diferentes.

Nós temos também, um outro trabalho que fazemos para vocês, além de hoje você poder ter esse selo de “Uso frascos biodegradáveis”, nós resolvemos pegar o nosso frasco pet cristal, que vendemos, e colocar o aditivo P-Life, então hoje você encontra em nosso catálogo de frascos, com uma diferença pouquíssima de 7%, que você terá um frasco com o selo de biodegradável. O que quero dizer é que pegamos a indústria que nos vende o frasco pet cristal e pedimos para adicionar a P-Life. Isso não é uma propaganda, estamos falando de uma solução que encontramos neste produto, pode haver outras no mundo que não conhecemos, mas esse nos atende em custo e resposta. E estamos falando nessa conversa que você comprando um frasco biodegradável, você poderá ter em seu Insta e discurso o termo biodegradável. Isso tudo faz as pessoas valorizarem o seu trabalho, só há um, porém, o frasco cristal não pode ser 100% PCR, ele não pode ter sido feito de uma matéria-prima reutilizada, pois ela possui um tom acinzentado, então nesses casos continuamos usando “pet´s” 100% novos, porém com esse aditivo quando ele for descartado para algum lugar que tenha contato com a terra ou água, ele vai se tornar um adubo, se decompondo sem gerar micropartículas.

Isso é um pouco do que a gente quer que vocês saibam, e que mudamos o nosso pensamento e conceito perante o nosso trabalho, e queremos levar para vocês poderem disseminar essa ideia, entendendo como é a separação do lixo, o que isso faz, qual benefício a gente pode colocar em nossa vida a partir de hoje para não gerar mais lixo, e colocando celos nas suas vidas de que é alguém que pensa mais no meio-ambiente hoje do que ontem.

Esse texto veio como forma de conscientização para vocês, lembrando que também contatamos nossos fornecedores para que eles sigam um padrão, para que juntos possamos melhorar um pouquinho desse estrago mundial que está acontecendo no dia a dia, e eu conto com a sua participação nessa corrente do bem incrível, para que essa casa que nós moramos, chamado planeta terra tenha mais tempo de vida, e que as outras gerações não vivam em lugar tão ruim como o previsto.

2 respostas
    • Designer MKT Peter Paiva
      Designer MKT Peter Paiva says:

      Olá Magda, temos sim alguns frascos biodegradaveis, você encontra na nossa loja virtual, na descrição do produto tem a palavra BIO

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *