Eu sempre venho aqui te falar sobre lançamentos, novidades e todas as melhores coisas que o mundo do cosmético artesanal é capaz de oferecer. E uma das coisas que mais gosto de fazer é o de recomendar e trazer matérias-primas, para que você arrase em suas produções, tenha o maior cuidado com a sua pele e alcance sucesso com o seu trabalho.

 

Estava pensando aqui, e tem um produto que é um dos mais famosos no mundo dos cosméticos, uma das flores mais populares e eu nunca comentei afundo sobre ela. Estou falando sobre a Lavanda.

 

Uma das mais tradicionais e respeitadas plantas no universo dos cosméticos, utilizada como óleo essencial para perfumes, velas, aromatizadores, sabonetes etc. Tendo uma variedade em seu uso, tanto para a vaidade quanto para a saúde, principalmente a mental, porém, mais para frente te explico o porquê.  Bateu a curiosidade em saber o que é né? Muita calma minha senhora e meu senhor, calma que eu te explico.

 

A Lavanda está presente há mais de 2.500 anos, tendo registros dela em países na região do Mediterrâneo, Grécia Clássica e Roma Antiga, onde era considerada uma erva sagrada para os antigos. Ela começou a se espalhar por alguns países europeus ao longo dos anos, como: Espanha, Portugal e França. Isso só foi possível devido a exploradores, mercadores e colonizadores que a levaram para outros lugares.

 

Foi nessa época que começou sua popularização. Muito se deve a explosão que a arte estava tendo e o início ao culto da perfumaria. De lá para cá, a Lavanda só cresceu, começando a ser admirada por países não europeus. Estados Unidos, Japão e também aqui no Brasil.

 

O que é muito compreensível, afinal é uma flor tão linda. Sério, os campos de Lavanda comprovam minha afirmação, sendo um mar de lilás, roxo e rosa, já que as flores possuem suas variações de cor. É nessas plantações que é extraído seu famoso óleo essencial.

 

Além do mais, para se ter uma boa plantação de Lavanda, é necessário um clima próprio para isso. De 6 a 8 horas de exposição diária ao sol, preferindo climas quentes e levemente secos, com uma variação de temperatura entre 20° a 30° graus. Esse clima favorece o crescimento e regeneração pós colheita.

 

A França que se deu bem nessa história, já que é a principal produtora de Lavanda do mundo. O apreço pela perfumaria, alta demanda ao redor do planeta e com um bom clima, foram os principais fatores que a transformaram na maior distribuidora.

 

Como eu disse anteriormente, vários países começaram a ter uma relação com essa erva, cada um com sua própria visão, significado e uso. Vou compartilhar aqui o que eles mais enxergavam na Lavanda e quais eram os seus interesses.

 

JAPÃO: Um povo que já tem em sua cultura a admiração por flores, sendo a Sakura um grande exemplo, já que é um grande ícone do país. Com a Lavanda é a mesma coisa, diferente de outros lugares, o cultivo não é voltado para a extração de óleos essenciais, mas sim para embelezar seus parques, florestas e ilhas. Onde elas são preservadas e conservadas em perfeito estado.

 

 

ESTADOS UNIDOS: Na terra do tio Sam a Lavanda é algo mais nichado, sendo localizada na costa oeste do país. O interesse das pessoas é de ver as belas plantações que existem, possuindo até roteiros turísticos apenas para visitar as fazendas especializadas nessa plantação. Fora que lá acontece um dos maiores festivais de Lavanda, o Oregon and Sequim Lavender Festival. Sendo bem popular entre os estadunidenses.

 

BRASIL: E por último, mas não menos importante, temos a nossa terra verde e amarela, que tem sim suas pitadas de roxo. Aqui, a Lavanda cresceu muito em várias áreas, como: jardinagem, decoração, cosméticos, culinária e aromaterapia. Sendo vista como uma boa oportunidade para artesões, jardineiros e aroma terapeutas desenvolverem seus produtos e vende-las.  Assim como qualquer outro produto que cai em nossa mão, onde conseguimos deixá-lo popular e vende-lo bem.

E hoje, nós já temos fazendas turísticas para as pessoas visitarem os campos de Lavanda por aqui, como o Lavandário de Cunha em São Paulo, com várias fazendas para se conhecer. Além do Le Jardin Parque de Lavanda, localizado em gramado.

 

Percebeu o quão popular essa planta é hein, mas o papo ainda não acabou. No começo eu falei que ela ajudava na saúde, e é verdade, seu óleo essencial tem várias capacidades curativas, sendo capaz de:

 

– Ajudar contra a insônia;

– Auxiliar contra a depressão;

– Sendo um ótimo calmante contra a ansiedade;

– Auxilia contra doenças inflamatórias;

– Evita náuseas e enjoos;

– Alivia dores de cabeça;

– Combate a queda de cabelo;

– Boa contra irritações na pele;

– Ajuda a prevenir o câncer, devido aos seus antioxidantes.

 

É muita coisa que a Lavanda pode trazer para o seu bem-estar, sendo um produto quase que obrigatório para se ter. Lembre-se, não é apenas por questões de vaidade, mas sim por saúde.

 

Eai, gostou de aprender sobre uma das principais plantas do mundo?  Tenho certeza que agora conhecendo os benefícios de seu óleo essencial, você não vai dormir sem esse cheirinho para um bom sono.

Te vejo no próximo blog.

Beijuuu!

Peter Paiva

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *