Há um tempo atrás falei sobre a argila cinza, onde comentei da variedade e dos tipos que haviam por aí, cada uma com suas características e finalidades próprias. Hoje venho apresentar uma super novidade, a argila roxa, a mais rara e valiosa, sendo um destaque entre todas as outras.

 

Eu digo isso pois ela possui em suas propriedades um componente que é de extrema importância para o nosso corpo, o magnésio. Que devido ao estresse do nosso dia a dia, é um dos primeiros minerais a se esgotar, o que facilita a formação de rugas e acnes na nossa pele.

 

A argila roxa ajuda na estimulação e produção de colágeno, dando firmeza e melhorando a cara de cansado que ficamos no final do dia. Além de que, uma máscara feita com essa argila auxilia muito aqueles que possuem peles secas e sensíveis, trazendo elasticidade e propriedades rejuvenescedoras. Esse é um dos vários motivos que mais faz as pessoas irem atrás desse produto.

 

Vou deixar aqui o que cada substância da argila roxa serve para seu corpo:

Silício: Reconstitui os tecidos cutâneos. Elemento que catalisa a formação da base de colágeno na pele. Sendo necessário ao longo da vida fazer sua reposição por meio terceiros, afinal é uma substância que vai diminuindo em nosso corpo. A importância disso é a regeneração de tecidos danificados, evitando maiores danos como: degradação da membrana celular, desidratação da pele, aparecimento de rugas, envelhecimento precoce e processos lentos de cicatrização.

 

Titânio: É o que balanceia os íons da nossa pele, proporcionando efeitos relaxantes e uma boa circulação sanguínea.

 

Sílica: Substância que está presente na maioria das células do corpo humano, ajudando na construção do sistema conjuntivo. Beneficiando o crescimento de cabelos e unhas. Além de estimular a capacidade da pele em se ligar à água, melhorando o metabolismo da pele.

 

Ferro: Vital para a respiração celular. Melhora a pele no quesito de epidermes finas, secas e com falta de elasticidade. Fora as propriedades cicatrizantes e suavizantes que possui.

 

Magnésio: Responsável em fixar os íons de potássio e cálcio na manutenção do gel celular. Atuando diretamente na hidratação e síntese das fibras de colágeno.

 

Todas essas substâncias em conjunto fazem com que essa argila seja: desintoxicante, analgésica, antisséptica, mineralizante, anti-inflamatória, bactericida, equilibradora térmica e energética, além de possuir efeitos cicatrizantes.

 

Não pense que acabou, pois, a argila roxa elimina também o excesso de oleosidade, dando efeitos relaxantes e favorecendo a eliminação de toxinas e radicais livres, ativando a circulação e revitalizando nossas células.

 

É esfoliante e purificante, dando a pele um aspecto mais limpo e macio, equilibrando as necessidades de hidratação.

 

Impressionante, não é? Um material que basicamente melhora sua pele em todos os aspectos, ou seja, uma matéria-prima completa. Mas sabia que ela pode ser utilizada também em todo o corpo, não apenas no rosto? Ajuda na queima de gordura e na drenagem de celulite, que devido ao seu efeito tensor, combate a flacidez.

 

Você pode também utilizar em seu cabelo, já que ela regula a oleosidade em nosso couro cabeludo, mantendo em equilíbrio a produção de sebo, garantindo que não haja um excesso nem falta dele. Para aqueles que tem problemas com o crescimento capilar, a argila roxa estimula o crescimento dos fios de forma saudável, não sendo necessário o uso de produtos sintéticos.

Já percebeu como essa argila é um material muito rico e forte, não é? Porém há uma forma de melhorar o que já é bom, a chamada solarização. Uma prática que potencializa os efeitos terapêuticos, onde você deve colocar a argila em um recipiente de vidro e deixar alguns minutos no sol. Após isso, notará a diferença em praticamente todos os resultados.

 

Bom, depois de toda essa explicação, gostaria de tirar algumas dúvidas que você possa ter durante seu uso. Uma pergunta muito frequente é se há contraindicações. A resposta é sim, você precisa ter bastante atenção quais são elas.

 

  • Primeiro, entenda seu tipo de pele, saiba quais são suas necessidades e se essa argila em questão irá supri-las.

 

  • Antes de usar faça o teste de sensibilidade. Se perceber alguma irritação ou sensibilidade, interrompa o uso imediatamente.

 

 

  • Você deve ter cuidado com a procedência de suas argilas, perguntar de onde elas vieram e como foram feitas, uma de má qualidade pode causar malefícios para a pele.

 

  • Entenda e respeite o tempo de aplicação, não exceda seus limites. Utilizar proporções a mais ou acima do tempo indicado pode prejudicá-lo. O ideal seria uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias.

 

 

  • Durante a aplicação, não deixe a máscara secar em contato com a pele. Após 20 minutos, umedeça com água floral no local aplicado.

 

  • Caso queira adicionar em seu shampoo, adicione 10% de argila roxa em seu shampoo.
  • Para o rosto, não use se você já estiver fazendo um tratamento com uso de ácidos. Caso esteja, será preciso fazer um descanso terapêutico de até 15 dias antes de utilizar a máscara de argila.

 

  • É recomendado armazenas a argila em local seco, arejado e longe de umidade.

 

Essas são as principais questões que vem à tona quando o assunto é argila roxa. Espero que eu tenha tirado suas dúvidas e mostrado o valor que esse material possui.

Faça bom uso dele em suas vendas, ou, apenas potencialize sua pele da melhor forma. Em ambos os casos não há como dar errado.

Até o próximo blog.

Beijuuu!

Peter Paiva.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *