Como potencializar seu Engajamento no Instagram

Olá, pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês algumas estratégias infalíveis para aumentar o alcance e o engajamento no seu Instagram. 

Sabemos que o ambiente digital está sempre evoluindo, então tudo deve ser testado. No marketing, inclusive, devemos avaliar os resultados para continuar ou não com uma estratégia, e o que faço por aqui é trazer para você esse teste já feito em formas de dicas. Então bora lá aprender?

Capriche na primeira impressão

A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? No Instagram, isso significa ter um perfil bem estruturado e atraente. Use uma bio clara e direta, escolha uma foto de perfil que realmente represente você ou sua marca, e organize seus destaques de forma criativa.

 

Entenda e use as hashtags corretamente

Hashtags são essenciais para aumentar o alcance das suas publicações. Use hashtags relevantes e específicas do seu nicho, mas evite aquelas superpopulares onde sua postagem pode se perder. Sobre esse tópico eu tenho uma publicação que explica tudo sobre hashtags aqui.

 

Interaja com seu público

Interagir não é apenas postar e esperar os likes. É essencial responder aos comentários na primeira hora da publicação, participar de conversas e até mesmo visitar os perfis de seus seguidores para curtir e comentar suas fotos. Isso mostra que você valoriza a comunidade que está construindo.

 

Conteúdo de qualidade e diversificado

Variedade é chave! Alterne os conteúdos. Então abuse das ferramentas da plataforma, como reels, stories e feed e também dos formatos, como foto, vídeo e carrosseis.

 

Crie conteúdos que contem histórias

Storytelling é uma técnica de contar, desenvolver e adaptar histórias que ensinam algo novo ou que simplesmente entretenha seu público de forma leve e descontraída dentro de uma sequência lógica e uma linha do tempo. Comente abaixo se quiser que eu prepare um conteúdo específico sobre isso.

 

Poste nos melhores horários

Analise os insights do seu Instagram para descobrir quais horários seus seguidores estão mais ativos. Postar nesses horários aumenta as chances de mais pessoas verem e interagirem com suas publicações.

 

Use o poder dos Stories

Os Stories são uma ótima ferramenta para manter uma conexão constante com seu público. Use enquetes, caixas de perguntas e todas as outras opções disponíveis para manter seu público engajado.

 

Promova a interação através de CTA

Um bom ‘call to action’ – termo inglês para “chamada para ação” –  pode fazer maravilhas. Incentive seus seguidores a interagirem com seu post através de perguntas ou palavras gatilhos, como “comente com sua opinião” ou “marque um amigo”.

 

Observação: gatilhos são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

 

Colabore com outros criadores

Fazer parcerias com outros criadores de conteúdo pode ajudar você a alcançar um público novo e relevante. Essas colaborações podem ser desde um post conjunto até uma troca de menções nos Stories.

 

Análise constante

Use ferramentas de análise para monitorar o desempenho das suas postagens ou fique de olho nos “insights”.  Entender o que funciona e o que não funciona te ajudará a afinar sua estratégia de conteúdo de forma contínua.

 

Dica extra: Eduque seu público

Por último, mas não menos importante: eduque seus seguidores. Crie editorias do seu conteúdo e, até que sua audiência engaje com uma proposta nova, é preciso dar uma tempo de aprendizagem para seu público compreender o que está sendo apresentado.

 

Quer se aprofundar nessa temática? Então segue sugestões de leituras que vão te deixar pro nas redes:

 

Instagram Marketing: Como criar marcas vencedoras através da rede social mais importante do mundo, por Rafael Terra

Psicologia oculta das redes sociais, por Joe Federer

Storytelling: aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança, por Carmine Gallo 

Manual Prático do Social Midia – Social Media Strategy – Estratégias comprovadas para engajamento e crescimento nas Redes Sociais, por Julie Atherton

Um milhão de seguidores: como construir uma rede social impactante em pouco tempo, por Brendan Kane

Nocaute: como contar sua história no disputado ringue das redes sociais, por Gary Vaynerchuk 

E aí, gostaram das dicas? Espero que sim! Lembre-se que o mais importante é ser verdadeiro com seu público e sempre buscar maneiras criativas de apresentar seu conteúdo. E claro, para mais informações sobre como vender mais e melhorar seu engajamento, continuem acompanhando o blog.

 

Beijuuuu!

 

3 respostas
  1. Eliane Ferreira
    Eliane Ferreira says:

    Olá sou terapeuta e acupunturista e agora entrando para saboaria , estou fazendo a junção sabonetes + terapias = sabonetes artesanais terapêuticos.
    Quero que meu nome junto com minha marca faça sucesso ( espumaterapia) estou amando suas dicas .

    Responder
  2. Vera Ferreira
    Vera Ferreira says:

    Olá, absorvo tudo que envias. Tens sido a iluminação para está nova experiência em saboaria. Amo esse mundo do formas, cores e perfumes variados. Estou saindo da área da educação e iniciando está nova caminhada. Me aposentei e agora posso fazer o que mais gosto. Estou na fase do muito estudo e planejamento. Muita esperança que tudo dê certo. Um grande abraço e obrigado por todas as informações que envias. Bju

    Responder

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