Conheça os novos Extratos Glicerinados!

EXTRATOS BOTÂNICOS GLICERINADOS
Dentre as principais tendências do mercado cosmético, se mantêm em alta os produtos naturais e os ditos “free from”, sendo geralmente evidenciados produtos livres de parabenos e de derivados de petróleo. Outros conceitos que estão bastante difundidos no mercado são os produtos veganos, os quais não contêm matérias primas de origem animal e são livres de testes em animais, e também os chamados “clean label”, procurando-se formulações objetivas e “limpas”, sendo as mais naturais possíveis e com total clareza ao consumidor de todos os componentes que estão presentes no produto.
Para alinhar-se a essas tendências, é apresentada a linha de extratos botânicos glicerinados, que são aplicáveis às linhas veganas, naturais e “clean label”, sendo compatíveis também com linhas de produtos “free from”, pois não possui parabenos e derivados de petróleo em sua composição. Abaixo são explicados estes benefícios:


PARABENOS
De acordo com o Food and Drugs Administration (FDA), os parabenos são uma classe de compostos químicos utilizados normalmente como conservantes, principalmente em cosméticos. Os parabenos mais comuns são o metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno e butilparabeno. Quimicamente, esses compostos são ésteres do ácido 4-hidroxibenzoico com álcoois de cadeia curta.
Os parabenos oferecem proteção contra bactérias, fungos e outros microrganismos, possuindo um bom espectro de atuação e um custo baixo. Por isso é altamente difundido e aplicado em formulações cosméticas. No entanto, os parabenos estão relacionados a alergias, irritações e sensibilidade cutâneas, podendo desencadear envelhecimento precoce da pele. Além disso, há impacto do uso de parabenos ao meio ambiente, sendo encontrados por pesquisadores resíduos desses compostos em animais marinhos. Por estas e outras razões, os parabenos têm sido o centro de muitas discussões e são “mal vistos” por diversos mercados, como o europeu, por exemplo.
Assim, para alinhar-se a essa tendência “paraben free”, os extratos botânicos glicerinados possuem como conservantes os compostos ácido sórbico e benzoato de sódio. Esse compostos constam na lista de conservantes liberados pelo EcoCert, certificadora mundialmente respeitada, para produtos orgânicos e naturais

DERIVADOS DE PETRÓLEO
A maioria dos extratos aplicados em produtos cosméticos é fabricada com solvente extrator propilenoglicol, que é um composto geralmente produzido por hidratação do óxido de propileno, sendo assim um derivado de petróleo. Por ser produzido através de exploração mineral (petróleo), esse solvente pode gerar diversas complicações ao meio ambiente, gerando riscos aos organismos aquáticos e contaminação de águas. Por isso, vários mercados consumidores estão demandando produtos livres de derivados de petróleo.
Para atender essa demanda de produtos livres de derivados de petróleo, os extratos botânicos glicerinados são fabricados com solvente extrator glicerina vegetal e água. A glicerina vegetal é um composto de origem natural, sendo uma alternativa satisfatória para os extratos botânicos utilizados em cosméticos, substituindo o propilenoglicol tanto em parâmetros produtivos quanto de aplicação.


PRODUTOS NATURAIS, “CLEAN LABEL” E VEGANOS
Produzidos com diferentes unidades botânicas selecionadas, solventes extratores naturais e conservantes bem aceitos pelo mercado, os extratos botânicos glicerinados podem ser, portanto, matérias-primas para produtos entitulados como naturais e também produtos “clean label”. Os extratos botânicos glicerinados são, também, totalmente aplicáveis em produtos veganos, pois são produzidos sem matérias-primas e origem animal e não são testados em animais.
Abaixo segue a lista de extratos botânicos glicerinados, com suas principais propriedades:

Algas Marinhas: Apresenta atividade remineralizante, revitalizante e emoliente, sendo aplicado em cremes, hidratantes e loções  revitalizantes da pele, xampus revitalizantes.

Aloe Vera: Apresenta atividade cicatrizante, hidratante, emoliente, refrescante, calmante, regeneradora de tecidos, anticaspa e antiqueda, sendo aplicado em loções, cremes e pomadas cicatrizantes, produtos pós-sol e pós-barba, hidratantes e cremes revitalizantes da pele, xampus e produtos capilares.

Amêndoas: Apresenta atividade umectante, emoliente, hidratante, cicatrizante e tonificante, sendo aplicado em loções, cremes e sabonetes hidratantes.

Aveia: Apresenta atividade emoliente, hidratante e nutritiva, restauradora de tecidos, remineralizante, suavizante e amaciente, sendo aplicado em produtos revitalizantes para a pele e cabelo, hidratantes e condicionadores.

Avelã: Apresenta atividade antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, emoliente e suavizante, sendo aplicado em produtos revitalizantes para a pele e cabelo, hidratantes e condicionadores.

Calêndula: Apresenta atividade cicatrizante, suavizante, refrescante, anti-inflamatória, antiséptica e fotoprotetora, sendo aplicado em hidratantes, cremes, loções e pomadas calmantes e cicatrizantes, produtos pós-sol e pós-barba, xampus e condicionadores.

Camomila: Apresenta atividade calmante, cicatrizante, tônica, emoliente, refrescante, antisséptica, anti-inflamatória e clareadora capilar, sendo aplicado em hidratantes, cremes, loções e pomadas calmantes e cicatrizantes, produtos pós-sol e pós-barba, xampus, produtos para clareamento capilar.

Gérmen de Trigo: Apresenta atividade regeneradora, nutritiva, emoliente, tônica e fortificante, sendo aplicado em shampoos, condicionadores, cremes e sabonetes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *