Aeeee galera, na matéria de hoje falaremos sobre cromoterapia e a influência das cores no seu banho. Muito legal né?! Curiosos para saber mais?! Então bora lá!!
O Tratamento de cromoterapia em si consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional. A palavra tem origem no grego “khrôma” que significa “cor”. Alguns historiadores acreditam que no Antigo Egito a cor vinda através dos raios solares já era utilizada no benefício do ser humano, mas foi muito mais tarde, no século XVIII, que o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe conduziu uma ampla pesquisa a respeito das cores e concluiu que cada umas dela têm determinado efeito. O vermelho estimula, o azul suaviza, o amarelo causa alegria e o verde traz relaxamento. Porém, apesar da pesquisa, a cromoterapia só chegou ao Ocidente no século XIX.
Sempre fui vidrado nas cores, então passei a estudar um pouco mais sobre e comecei a perceber o poder que elas têm de mexer com as pessoas. A a minha primeira história com as cores e o banho aconteceu quando pequeno, e naquela época eu tinha muita acne no rosto e isso me incomodava muito. Certo dia, uma tia foi em casa e após um bate papo com a minha mãe resolveu ir ao meu quarto me dizer oi. Ela se sentou na minha cama, segurou minha mão e disse: “você não se sente bem com o seu rosto, não é?”, eu confirmei e ela me disse que se eu fizesse um exercício na hora do banho, aquilo tudo iria sumir. Ela me ensinou a imaginar primeiro um arco violeta descendo do topo da minha cabeça, passando por todo o corpo até chegar à sola do pé, ao mesmo tempo em que imaginava que aquela cor passava por mim e me purificava e em seguida que eu imaginasse o mesmo arco agora na cor verde folha, bem vivo, me nutrindo. Ela pediu que eu fizesse isso até conseguir abrir os olhos e ver aquela água com a cor. Pouco tempo depois o problema havia sido resolvido e as acnes não faziam mais parte da minha vida. Quando comecei a trabalhar com arte voltei a conversar sobre este assunto com esta minha tia, e agora, muito mais curioso, separava algumas tardes para ficar sentado na cozinha dela, vendo o pôr do sol, conversando sobre seu amplo conhecimento sobre as cores.
Como já fazia os sabonetes e os sais, criei uma tabela sobre as funções das cores de acordo com o dia da semana, baseado em uma semana de sucesso. Aplico esta tabela até hoje nas roupas que uso ou em kits tipo “semaninha” para presentes especiais. Muito legal né?!
Baseado na cromoterapia esta tabela ajuda com as cores mais indicadas para cada dia, te induzindo à evolução maior e ao bom desenvolvimento de suas tarefas diárias.
Bora conhecer essa tabela que criei então?!
Segunda-feira = Laranja – Ativa o desenvolvimento intelectual. É o dia perfeito para traçar metas, organizar suas ideias e pensar em qual é a melhor forma de iniciar tudo.
Terça-feira = Azul – Traz harmonia e proteção. Neste dia a autoconfiança tem que estar ativada para você ter certeza do que quer e ao ver todas as metas e desafios preestabelecidos não se desesperar e muito menos mudar de caminho.
Quarta-feira = Amarelo e vermelho – Energia e força. Nesta fase da semana é importante buscar no sol sua força, pois os muitos compromissos e tarefas assumidos dependem da sua força de vontade para serem resolvidos da melhor maneira.
Quinta-feira = Verde – Concretização e bem-estar. A hora é agora, para finalizar as metas e estarmos realmente a frente dos projetos, nos surpreendendo com os resultados alcançados, sentindo a satisfação de um trabalho bem feito e orgulhoso de si mesmo.
Sexta-feira = Branco – Paz interior e gratidão. Dia de agradecer a nossa trajetória. Diferente do que fazemos na maioria das vezes, este dia tem que ser encarado como um dos melhores dias da semana, onde já concretizamos uma grande parte das nossas metas e temos um semblante de satisfação. Caso tenhamos que concluir mais alguns compromissos estes serão encarados com muito mais serenidade.
Sábado = Rosa – Amor. Este dia foi preparado para multiplicar o afeto que temos uns pelos outros e para descobrirmos os nossos valores. Curtindo de fato os nossos segundos, as pessoas que nos rodeiam e nos amam.
Domingo = Violeta – Transmutação. Finalizando este ciclo, precisamos neutralizar as energias, deixar de lado os ressentimentos e nos agarrar aos inúmeros pontos positivos nos preparando para uma nova semana. Este dia é sempre um pouco morno por conta desta neutralização.
E ai, gostou?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *