Você conhece os benefícios dos desodorantes naturais? Cada vez mais pessoas têm procurado meios alternativos para trocar os desodorantes convencionais e foi pensando nisso que surgiu a ideia de ensinar as receitas para que você possa fazer o seu tipo de desodorante natural preferido na sua casa, agora é hora de desmistificar ainda mais esses produtos maravilhosos. Bora?!

Os desodorantes naturais são livres de substâncias que podem prejudicar a pele, como por exemplo o alumínio, o triclosan e os parabenos, que podem causar alergias, coceiras e o escurecimento das axilas, além do envelhecimento precoce e bloqueio das glândulas sudoríparas. Em contrapartida, as soluções caseiras são, em geral, substâncias que aumentam o pH da região da axila, reduzindo a colonização bacteriana que está relacionada ao mau cheiro, pois são feitas com ingredientes naturais (geralmente orgânicos) e não contém as substâncias químicas citadas, permitindo a transpiração natural da pele.

Além disso o desodorante natural te proporciona criar um produto personalizado, com diferentes propriedades hidratantes, perfumes e texturas, de acordo com os gostos e necessidades de quem os prepara.

Curiosidade!
Você sabia que o termo “cecê”, que é popularmente usado para se referir ao mau cheiro das axilias se originou de uma propaganda de sabonetes? Pois é, uma campanha publicitária americana fez grande sucesso ao exaltar a capacidade de combater o B.O. ‘body odor’ (ou o odor corporal). Na década de 1940, o produto começou a
ser comercializado aqui no Brasil com a mesma estratégia publicitária e para se adequar a
linguagem do público brasileiro, traduziu-se “B.O.” para “C.C.”, cheiro de corpo.
Consequentemente o termo se popularizou pelo Brasil de tal forma que foi incorporado à nossa língua como o conhecemos hoje.

Agora é hora de escolher qual tipo de desodorante abaixo melhor se adapta as suas necessidades. Essas fórmulas foram elaboradas segundo a querida Juliana Stucchi da Djuh Cosméticos, nossa mentora nesse processo criativo maravilhoso e podem ser encontradas nas “Receitas da Semana” aqui no nosso site:

Desodorante Spray
Possui uma formulação mais simples. Quando bem usado, promove a redução de odores desagradáveis. O desodorante spray é absorvido com mais facilidade pela pele e é mais indicado para homens, devido aos pelos presentes nas axílas.

Desodorante Roll-on
O desodorante roll-on possui um gelificante de formulação (goma xantana) para que ele possa não escorrer na embalagem e nem ficar tão duro a ponto de não passar pela fresta da embalagem roll-on. Quando bem utilizado, promove redução de odores, melhorando a qualidade de vida e evitando constrangimentos sociais. O roll-on é preferido entre as mulheres pela praticidade.

Desodorante Creme
O desodorante em creme, possui uma formulação mais elaborada. Enriquecido com manteigas e óleos vegetais, além da sua ação desodorante também serve como hidratante das axilas. Esse tipo de desodorante é muito indicado para quem depila as axilas com lâminas, devido ao seu alto poder de hidratação. Algumas dicas: aplique na pele seca e não exagere na quantidade. Use a quantidade ideal para abranger toda a sua axila.

Desodorante Sólido
O desodorante sólido, assim como a versão em creme, também possui uma formulação mais elaborada, com manteigas, óleos e ceras que aumentam a emoliência do produto e a hidratação das axilas. A aplicação do desodorante sólido é feita diretamente na pele, portanto, é um produto de uso pessoal que não deve ser compartilhado. Está super em alta pois como é um cosmético sólido, sem água em sua formulação, ele faz parte dos produtos sustentáveis que além de não usarem água em sua formulação, dispensam o uso de embalagens plásticas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *