Hoje escrever esse blog me traz muito orgulho, principalmente porque há quase 23 anos atrás, quando eu comecei a ideia da saboaria artesanal criativa e de todo esse mundo supercolorido dos sabonetes, a gente tinha pouquíssimas possibilidades e era só mato, como eu sempre brinco dizendo, não havia nada. Isso quer dizer que tinha um mundo pela frente para a gente conseguir realmente desbravar.

Então é com imenso prazer que eu falo sobre o mercado da saboaria artesanal.

O INÍCIO DE TUDO

Quando a gente fala sobre o mercado, nós iremos pensar em como ele está se movimentando hoje, mas podemos pensar também em como ele conseguiu ganhar todo esse movimento.

Eu não poderia mentir aqui e dizer para vocês que logo de cara as pessoas acharam os sabonetes super úteis (por mais que eu entendesse sobre sabonete + banho = super útil).

As pessoas viam os sabonetes coloridos pela TV, que foi onde comecei tudo isso, e se atraíam. Ainda não tinha as redes sociais nesse movimento que tem hoje, era o início de tudo a 23 anos atrás. Mas mesmo sem conhecer direito, as pessoas viam as cores, depois as frutas e começaram a se encantar, querendo ter aquilo para si.

Depois de alguns anos, e não poucos, eu consegui provar para as pessoas a utilização desses produtos, então posso te dizer que no começo o mercado era muito mais impulsivo, mas não era útil. As pessoas compravam, porque elas achavam muito legal e moderno, mas elas não achavam aquilo pertinente ao banho, elas tinham muita dó de usá-los.

Não que hoje algumas pessoas ainda não tenham, mas a não utilização de um produto enfraquece toda a sua ideia.

Lembrando também que para ativar o mercado é muito importante que tenha a recompra. Eu me atraio, eu compro, eu provo, eu gosto, eu recompro, ok? Então a gente tem que pensar que a ativação do mercado é cíclica, que precisa ter começo, meio, fim e aprovação, assim a pessoa comprará novamente.

A REVOLUÇÃO DA SABOARIA

Então falando sobre o mercado da saboaria, foi uma grande revolução podemos dizer assim, o sabonete já existia, as pessoas usavam das indústrias e pagavam cerca de 70-80 centavos na época, sendo muito mais difícil vender uma barra de sabonete a 8, 10 ou 12 reais, mas eu consegui provar o contrário.

Essa revolução que eu digo é vir outros tipos, outras camadas, outros estilos de produtos e outras experiências que as pessoas quisessem provar. Hoje nós encontramos nas farmácias sabonetes industrializados a partir de 3, 7, 12 chegando até a 14 reais que são bem diferentes do conceito e da qualidade que um sabonete glicerinado artesanal tem.

O MERCADO COMO UM TODO

Agora vamos falar um pouco sobre números, é legal entender números porque dá força para a gente, né? Dá mais base e é muito importante para tudo o que a gente vai comparar, isso fortalece nossa mente, trazendo mais segurança. Então bora lá falar sobre números!

Dados do Sebrae comprovam que só no Brasil os ganhos do mercado artesanal giram em torno dos 28 bilhões anuais, fazendo com que cerca de 8 milhões de pessoas tenham empregos. A saboaria se encontra nesse meio, sendo um dos produtos que mais vendem, por ser popular e com mais demanda entre o público.

Além de que nosso país é um dos que mais consome cosméticos higiênicos. Quem comprova isso é a Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que registrou um aumento de mais de 90% em seu volume de vendas em produtos desse segmento.

Vale ressaltar outro ponto que vem favorecendo o crescimento do mercado da saboaria: a conscientização com o meio-ambiente! Encontramos vários artesãos e clientes que preferem o natural, não utilizando matérias-primas sintéticas, preferindo os benefícios que produtos naturais/veganos trazem em suas propriedades.

O FUTURO DA SABOARIA

E aí falando um pouco sobre o que eu vejo daqui para frente do ponto que nós estamos, em relação à venda dos sabonetes, a evolução dele e o que eu espero desse mercado.

Sou muito esperançoso, eu amo muito esse mercado, como já avaliamos nesse blog, estamos falando de um produto que é utilizado sempre, no caso no banho, e se unirmos isso a tendências conseguiremos estar sempre evoluindo.

Principalmente porque as pessoas deixaram de acreditar que só o sabonete duro era o sabonete bom e entenderam que o sabonete macio é um sabonete delicioso. Entenderam que a gente pode sim fazer algo bem diferente e surpreender a todos.

Quando unimos qualidade com tudo que acreditamos, nossos estudos, confiança na matéria-prima (que faz muita diferença), mente aberta em relação a qualquer tema que possa chegar, temos aí um mundo pela frente

Hoje eu intendo que o uso das cores ajuda muito a conquistar os nossos clientes, e é muito interessante porque nós podemos falar de tons nudes de coleções em tons claros, terrosos, vibrantes ou contrastantes. Para todos eles existem um público ansioso por um banho incrível, por um cosmético diferenciado. Então eu digo para você que o mercado atual é um mercado esperançoso, cheio de vontade de ser surpreendido.

E é muito importante que a gente entenda que essa responsabilidade está nas nossas mãos, isso faz com que a gente se capacite mais, busque mais soluções e principalmente se conecte com cada estilo de público e consiga atender e surpreender sempre.

Então esse foi mais um blog post, mais uma conversa minha aqui com você. Espero que tenha sido útil, que tenha aberto a sua mente em relação ao que você pode fazer e entregar para as pessoas a sua volta.

Muito obrigado e até o próximo post.

Beijuuu!

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