E aí, o quanto você entende sobre argilas? Sabia que existem uma variedade delas e cada uma com suas características? Se não sabia, pode ficar tranquila que irei explicar tudo para você e de brinde te trazer várias curiosidades sobre essa matéria-prima que é cheia de benefícios.

A argila é muito famosa por suas máscaras faciais, sendo o que a mais caracteriza, servindo para aumentar a circulação sanguínea, auxiliar na produção de colágeno e retardar o processo de envelhecimento.

Ela é muito efetiva em nossa pele pois suas propriedades são semelhantes à do corpo humano, intensificando processos anti-inflamatórios, cicatrizantes e desintoxicantes, fora outros benefícios não só estéticos, mas a saúde também.

A argila funciona em nossa pele absorvendo poros e cravos, ela também ganha plasticidade ao entrar em contato com a água, podendo ser moldada da forma como quiser. Essa absorção que é um dos pontos máximos das máscaras faciais, tratando edemas, inchaços e inflamações.

Não se limite achando que é apenas a pele é beneficiada, a argila atua em todo o corpo, sendo um tonificante que auxilia na drenagem linfática. Nos cabelos serve para diminuir a oleosidade e eliminar as impurezas presentes.

Outra coisa que me faz ter tanto apreço por essas matérias-primas, são o fato de serem 100% naturais e puras, não degradando o meio-ambiente. Não é de hoje que eu falo sobre a importância do uso de materiais botânicos, isso é algo que prezo e aplico em toda nossa loja, com o intuito de sempre conscientizar as pessoas a utilizarem cada vez mais esses produtos sustentáveis.

Antes de continuar falando sobre benefícios, quero que você saiba sobre os componentes que envolvem a argila. Te falo isso pois são essas propriedades que dão todos os efeitos terapêuticos para nossa pele, são eles:

Magnésio: Que ajuda na hidratação e sintetiza as fibras do colágeno, fixando potássio e cálcio, mantendo o gel celular.

Sódio e Potássio: Também mantem a hidratação e equilibra os íons das células cutâneas.

Manganês: É o componente cicatrizante e antialérgico, agindo na biossíntese do colágeno.

Ferro: É o que mantém sua pele firme, sem o ferro, sua pele ficará seca e com falta de elasticidade. Sendo essencial para a respiração celular.

Alumínio: É o que inibe o desenvolvimento de bactérias na pele, evitando doenças, infecções, espinhas, furúnculos e celulite.

Viu o porquê eu queria que você entendesse os componentes? São esses detalhes que engrandecem o tratamento com esse material. Ao perceber isso, você terá muito mais repertório quando for usar os vários tipos de argila, vai conseguir distinguir qual será a melhor opção para cada tipo de situação.

E falando sobre essa variedade, vou te apresentar quais são esses tipos e o que cada uma representa, já que as diferenças variam de acordo com a região que cada uma é extraída.

Elas são divididas e usadas para:

Argila Verde: Usada para peles oleosas, com acne, manchadas pelo sol, com Melasma, manchas de virilha, cotovelos e pés encardidos. Tem um poder de remoção de toxinas muito grande. Sua aplicação em alta quantidade potencializa os efeitos detox. Tendo ação adstringente, tonificante, estimulante, bactericida, analgésica e cicatrizante.

Argila Branca: A ideal para peles sensíveis e desidratadas. Ótima de ser utilizada antes da maquiagem, reduz rugas, clareia, absorve oleosidade, tem ação cicatrizante e repõe massa capilar.

Argila Rosa: Perfeita para que tem peles sensíveis e delicadas. Melhora a elasticidade e fortalecimento, repõe os sais e luminosidade. Essa argila é ótima contra a dermatite, foliculite e ajuda em tratamentos com Roacutan. Ela pode ser um bônus depois que se fizer a limpeza de pele, melhorando a vermelhidão e promovendo a cicatrização.

Argila Amarela: Especializada em combater o envelhecimento e flacidez, melhorando o colágeno, ativando a circulação, reduzindo o inchaço do corpo.

Argila Preta ou Lama Negra: A mais nobre de todas, usada para desintoxicação de peles oleosas. Ótima para remover cravos e espinhas. Tem ações anti-inflamatórias, anti-artrósica, absorvente e antiestresse. Servindo como um ótimo agente rejuvenescedor.

Argila Cinza: Eficaz contra peles oleosas e manchas, retardando o envelhecimento da pele por ser um antioxidante natural.

Argila Vermelha: Também uma ótima pedida para peles sensíveis. Absorve oleosidade, hidrata e previne linhas de expressão, tem efeito cicatrizante. É um material rico em óxido de ferro, que ajuda a renovar a estrutura das células.

Então quando você for aplicar uma máscara facial em alguém ou em si mesmo, entenda o que a pele precisa, saiba quais sãos as principais necessidades, após isso basta escolher o tipo ideal de argila para resolver seus problemas. Lembrando que todas essas argilas estão disponíveis na minha loja.

Espero que você tenha entendido mais sobre as argilas e comece a utilizá-las cada vez mais, é um produto que merece ser valorizado.

Te aguardo no nosso próximo post.

Beijuuu!

Peter Paiva

5 respostas
  1. Rosana Peter
    Rosana Peter says:

    Adorei este conteúdo! Será possível melhor utilizar as argilas depois desta leitura. Estou iniciando na saboaria e todo conteúdo é muito bem vindo! Adoro suas dicas, seus produtos são incríveis! Grande abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *