Uma das dúvidas mais comuns que recebo ao longo desses 20 anos no mundo do artesanato é, “posso substituir tal matéria-prima?”. Então fica aqui nesse bate-papo que a substituição é muito comum, mas eu preciso que você tenha responsabilidade para entender o porquê de se estar substituindo a primeiro momento. Para responder essa pergunta, eu preciso entender o porquê de você querer substitui-los.

Muitas vezes você não vai ter a matéria-prima desejada para sua produção, porém para substitui-la, é preciso analisar alguns pontos.

Se eu estiver fazendo um produto antioxidante a base de frutas vermelhas, o título desse produto é “Sabonete antioxidante de frutas vermelhas”. Que opção eu teria caso não tivesse o material? Poderia substituir por outra fruta que tivesse a mesma função antioxidante sem problema, só teria que colocar na composição e no título do rótulo qual a é fruta, deixando tudo muito bem claro.

Algumas vezes eu não vou ter essa fruta ou matéria-prima, mas eu tenho outra, uma de frutas amarelas, que é também antioxidante, porém ela é uma fruta amarela, então o que deve ser feito é alterar o título para “Um sabonete antioxidante de frutas amarelas”.
Quer dizer, eu troquei a matéria-prima, que era o chamariz do meu produto, por outra.

E isso acontece também quando eu não tenho um material que é antioxidante, então novamente será necessário trocar o título do meu sabonete, agora ele se chamará por exemplo “Sabonete cicatrizante a base de clorofila”, ok?

O que eu quis te explicar é que, a substituição da matéria-prima parte do momento que você não tem um item e que fazer o produto, ou você possui esse material, mas tem a ideia de mudar alguns pontos ou de crescer sua linha.

Algo que eu recomendo demais você fazer é estudar, aumentar seu nível de informações e ampliar sua grade de produtos.

Esses dias eu fiz uma máscara anti-aging, esfoliante e hidratante e eu quis fazer uma variação dela: uma máscara antiacne, esfoliante e hidratante. Primeiro estudei quais seriam as matérias-primas anti-aging que eu poderia usar, materiais naturais, e em seguida fui atrás de outro tipo de produto bastante procurado, o antiacne, onde busquei as matérias-primas que realizariam esse tratamento.

Um exemplo: Quando faço um produto que vai ureia, eu preciso estudar e entender suas propriedades, que é umectante, saber mesmo quais são as funções dela. E você acredita que me vem muitas perguntas das pessoas dizendo, “eu não tenho ureia, o que posso usar?”

Para responder eu fui atrás de estudar e vi que a glicerina bidestilada não atende 100% das funções, mas é um material umectante que vai sim ajudar a pele. Claro que não na totalidade da ureia, mas vai ajudar.

Quer dizer, o produto vai atender? Sim, se tornando um produto umectante e hidratante, mas não irá ter todas as funções, pois a ureia tem suas próprias, que é amolecer a pele e ser emoliente, algo muito peculiar dela.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *