RECONEXÃO COM OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Quem nunca, em algum momento da vida, não passou por crises de ansiedade, angústias, dúvidas e até mesmo tristezas? O excesso de informações ajuda a trazer essas sensações, nos deixando perdidos e ansiosos, e isso é algo que não devemos permitir.

Para combater essas emoções e sensações, precisamos nos reconectar com nós mesmos, com a vida real e com a mãe terra, largar tudo que não nos agrega valores. Para conseguir esse feito, que sabemos não ser tarefa fácil, os óleos essenciais ajudam muito. Mas você sabia que podemos ir além do lado terapêutico e ir para algo mais profundo? Algo em nossa psiquê e em nosso espírito com os óleos?

Todas as pessoas que buscam se reconectar com seu interior, suas raízes e consigo mesmas, buscam alternativas para conseguir tal feito, já que estamos cada vez mais desconectados da natureza e da nossa própria essência, e a reconexão com a terra, ajuda a nos lembrar de que somos parte dela e que precisamos dela para sobreviver. E é aí que os óleos essenciais podem ajudar.

Porém é sempre bom falar que temos que nos conscientizar sobre o uso desses óleos que são extraídos da madeira e são extremamente preciosos. Isso porque as madeiras levam décadas até estarem prontas para a extração da matéria-prima. Por este motivo, estes óleos devem ser tratados com muito cuidado pois nos fornecem seu melhor, e assim devem ser respeitados. Na atualidade, apenas são extraídos óleos de modo sustentável, sem a destruição das florestas.

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, o caule: a madeira com suas características yang, promovem calor, mas apenas para tonificar de modo tranquilo, traz calma, tonificam o Qi do corpo (energia vital), dando firmeza, trazendo estabilidade e coragem para viver as adversidades da vida.

As plantas possuem conexão direta conosco, suas folhas, galhos, frutos, flores, tronco e raízes, se relacionam com nosso corpo. Na mitologia e simbolismos, a madeira é traduzida como firmeza, coragem, imortalidade, eternidade e longevidade, você já deve ter ouvido uma destas descrições: “Duro como a madeira”, “Firme como um carvalho”, e assim por diante, são as descrições ligadas a comportamentos e emoções. Podem representar também triunfo.

Quando usamos óleos essenciais extraídos da madeira os benefícios são muitos, incluindo a redução do estresse e da ansiedade, a melhora do sono, a sensação de calma e paz interior, e o aumento da concentração e foco. Esses benefícios são alcançados porque os óleos essenciais são compostos voláteis que possuem propriedades terapêuticas que agem diretamente no sistema nervoso, trazendo equilíbrio e harmonia.

Os principais óleos utilizados para ajudar com a conexão que tanto queremos, são o vetiver, o patchouli, o cedro e sândalo. Esses óleos possuem propriedades aromáticas que ajudam a criar uma conexão com a terra e a natureza, trazendo uma sensação de enraizamento e estabilidade, ou seja, proporcionam o aterramento que precisamos para ter base para nossos sentimentos

Incrível, não é? Toda essa questão da reconexão com a vida e consigo mesmo é o que precisamos para nós mesmos, pois é dessa forma que encontramos a nossa verdadeira paz.

Espero que você tenha gostado desse post maravilhoso feito em colaboração com a nossa queridíssima Samia Maluf. Esperamos que consiga aplicar tudo que ensinamos aqui, isso em sua vida!

 

Até o próximo post.

Beijuuu!

Peter Paiva

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *