Saiba mais sobre a Manteiga de Castanha-do-Pará

A Castanha-do-Pará, ou Castanha-do-Brasil (Brazil Nut) é a semente da Castanheira-do-Pará, nativa da Floresta Amazônica.

É uma das mais importantes árvores amazônicas conhecidas e com extrema importância na organização socioeconômica da floresta. Seu fruto tem grande utilidade e alto valor econômico. Suas flores branco-amareladas florescem de novembro a fevereiro assim como o amadurecimento do fruto.

Propriedades:
A Manteiga de Castanha-do-Pará é rica em ácido linoleico, além de ácido mirístico, vitaminas lipossolúveis, retinol e tocoferol e os minerais cálcio, ferro, zinco, potássio e selênio.
Devido às suas características emolientes, umectantes, antioxidantes, protetoras, regenerantes, condicionantes e cicatrizantes promove a reposição do manto lipídico proporcionando adequada hidratação capilar e da pele, estimulando a renovação cutânea.

Usos comuns:
A Manteiga de Castanha-do-Pará é muito utilizada em loções, cremes para massagem, sabonetes em barra, condicionadores, produtos para barbear e pós-barba.

Na pele é empregada em formulações cosméticas hidratantes e antiaging por atuar como antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento cutâneo. Proporciona maciez, suavidade e evita o ressecamento.

Nos cabelos, fornece hidratação, sedosidade e brilho. Auxilia na restauração de cabelos danificados e desidratados.

Uso Recomendado (Concentração usual):

  • Produtos Corporais: 2 a 20%
  • Produtos Capilares: 1 a 7%
  • Produtos para Barba: 1 a 3%
  • Sabonetes em barra: 5 a 12%
  • Bálsamos: 5 a 100%

Armazenamento: Esta manteiga deve idealmente ser armazenada em um refrigerador para manter sua textura. Ela ficará macia em temperaturas mais quentes. Armazene em temperaturas baixas (abaixo de 25°C) longe da luz e da umidade em um recipiente hermético. O produto se tornará líquido acima da temperatura ambiente, mas voltará a solidificar após o resfriamento sem afetar a funcionalidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *