Barra de Arruda – Bons Fluídos

IMG_2387

Material

1kg de base glicerinada transparente

1kg de base glicerinada branca
(700g para os flocos e 300g para a técnica “specialle)

150ml de essência de arruda

120ml de extrato de Aloe Vera

160ml de lauril líquido

1 colher (sopa) de lauril em pó

1 colher (sopa) de Bicarbonato de sódio

20 ml de óleo vegetal de gérmen de trigo

Sal

Manjericão

Folhas de Amora

Pigmento azul e amarelo

Corante Verde Abacate

 

Apoio

Base para corte

Faca de inox

Panela esmaltada

Fogão elétrico

Espátula de silicone/colher de inox

Becker

Forma de madeira de 1kg

Papel celofane

Garfo

Fita adesiva

 

Modo de fazer

 

Etapa 1

Pique em cubos 700g de base glicerinada branca, coloque na panela esmaltada, leve à fonte de calor e quando estiver em estado líquido retire do fogo.
Despeje na bacia, acrescente 40 ml de essência, 40 ml de extrato e 40 ml de lauril líquido. Nesta etapa é preciso deixar esfriar a parte de cima e criar uma nata espessa e assim que estiver com esta nata, mexa e misture a glicerina debaixo, colocando ½ xícara de sal, para que fique parado nos flocos. Isso você vai repetir até que fique toda empelotada em flocos e fria, coloque estes flocos na forma e reserve.

Etapa 2

Pique em cubos 1 kg de base glicerinada transparente, coloque na panela esmaltada, leve à fonte de calor e quando estiver em estado líquido, retire do fogo.

Em seguida acrescente 80 ml de essência, 60 ml de extrato e 100 ml de lauril líquido. Misture tudo muito bem, espere por 5 minutos para baixar a temperatura e não derreter os flocos. Jogue o restante do sal por cima dos flocos e despeje a base na forma. Espere esfriar e endurecer.

Assim que estiver desenformado, forre a bancada com um pedaço de papel celofane grande, com a ajuda de um garfo, risque todos os lados da barra e reserve.

Etapa 3

Em um pote coloque o lauril em pó, o bicabornato, 20 ml de lauril líquido, 20 ml de extrato glicólico,  óleo vegetal, 30 ml de essência e misture bem com a espátula deixando-a homogênea.

Derreta 300g de base glicerinada branca. Assim que estiver em estado líquido, retire do fogo e acrescente a mistura preparada mexendo bem.

Coloque os pigmentos e um pouco de corante até chegar na cor desejada. Nesta etapa, misture a glicerina até chegar a ponto de mingau e misture o manjericão e as folhas de amora. Com o auxílio da espátula vá cobrindo aos poucos todas as partes da barra deixando-a parcialmente coberta.
Aguarde a barra solidificar, desenforme e corte o sabonete em pedaços.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *