Perfume artesanal

aIMG_05068Material necessário

650 ml de álcool de cereais

200 ml de essência
(40% Gardênia, 30% Amber Zara Home Gold,
20% Perfume da Rainha e 10% Ylang Ylang)

150 ml de água mineral

Gotas de corante para cosmético

Material de apoio

Frasco grande para misturar (podendo ser uma jarra)

Espátula

Frasco âmbar para a maceração

Frascos menores para envase e acabamento.

Modo de fazer

No frasco grande adicione primeiro o álcool, em seguida a essência aos poucos e ao mesmo tempo vá misturando.

Adicionamos  a essência aos pouco para que ela possa se misturar ao álcool que está em maior quantidade e aumente o poder de explosão e qualidade do seu perfume. (Esta técnica é conhecida como abrir a essência no álcool).

Assim que terminar de adicionar toda a essência, misture mais um pouco e agora já é permitido adicionar a água. Misture bem, para finalizar a manipulação adicione as gotas de corante uma a uma até chegar no tom desejado. Não exagere no corante pois não terá como baixar o tom após finalizado o processo.

Agora vamos para a parte principal, a MACERAÇÃO.

A maceração se dá por contraste e tempo. Deixando o seu perfume por um tempo fechado em um local escuro (dentro de um armário ou caixa ou dentro de um frascos âmbar que não deixam passar a luminosidade) e em seguida deixa-lo aberto e recebendo luz indireta (longe do sol) por um tempo também, isso aumenta a qualidade do seu produto e o deixa mais concentrado ou até mesmo podemos dizer mais curtido. Esse tempo é muito relativo com a temperatura externa. Eu sempre costumo orientar em deixar o perfume 18horas dentro do armário e 6 horas aberto sem a tampa fora do armário sobre um bancada. Sendo assim são 3 partes de tempo dentro e 1 parte de tempo aberto fora. Peço que repita o processo pelo menos 3 dias, mas quanto mais tempo o fizer melhor será o produto final. Também é muito indicado fazer o processo de maceração dentro e fora da geladeira, tendo assim também contraste de temperatura, quente e frio. Só que agora fazemos 3 dias dentro da geladeira e 1 dia fora da geladeira. É preciso dizer que para não haver contaminação o seu frasco antes de ser levado a geladeira precisa ser embalado em um saco plástico bem resistente se possível duas vezes. Repita o processo 3 vezes e você vai conferir muito mais qualidade em seu perfume.

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *