Você sabe qual é a importância de seguir as datas comemorativas no nosso trabalho? Datas comemorativas tem tudo haver com a palavra sazonalidade, você já ouviu falar? Não?
Então bora lá que eu te explico: De forma simples, sazonalidade é tudo aquilo que acontece sempre na mesma época do ano. Para nós, do mundo da saboaria, podemos entender a sazonalidade como as datas comemorativas e outros tipos de eventos no calendário anual que poderão gerar vendas.

É muito nítido que as datas comemorativas movimentam o mercado de uma forma geral, além dos aniversários das pessoas da nossa rede sociável que acontecem o ano inteiro. Lembrando aqui que, “Rede Sociável” é a rede de pessoas que conhecemos, que convivemos, que nos relacionamos em nossas vidas.

Existem muitas outras datas ao longo do ano que não nos deixam acomodar, que nos impulsionam à novas criações, por isso é importante ficar sempre atento ao calendário para não perder oportunidades de trabalho durante todo o ano!

No armazém, há 11 anos atrás, eu fui convidado pela empresa Chromos a participar de um “Open House de Páscoa”, quando eu cheguei lá, fiquei encantado pois a empresa estava linda, toda tematizada para a páscoa, transformada mesmo!

Isso me inspirou a fazer um natal diferente, então marquei um open house de natal para aquele mesmo ano, foi a primeira vez que montei vitrines baseadas em um único tema, e deixei a loja repleta de cores!!
Resultado: Filas na frente da loja durante semanas, as pessoas adoraram!! O sucesso foi tanto que logo na sequência montei um open house de verão, e a partir dali fui buscar as datas comemorativas e percebi que por ano teria no mínimo 6 a 7 datas fortes a serem trabalhadas, estavam criados os Opens Peter Paiva.

Os Opens mudam as vitrines, o cheiro da loja, as cores, as roupas dos funcionários, a playlist da loja (que nós inclusive disponibilizamos no spotify para as pessoas que se interessarem possam ouvir as músicas da loja em casa), ou seja, toda uma transformação baseada nas datas comemorativas do calendário anual.

Cabe lembrar que conseguimos usar as técnicas de reaproveitamento nesses momentos, reaproveitando elementos de decoração, ressignificando produtos e vitrines anteriores.

Entendam que todas essas datas precisam ser analisadas para entender melhor o seu público, lembrem-se de trabalhar com o apelo emocional, mesmo pensando de forma prática e analisando tudo que aquece o mercado comercial, é primordial transferir o amor das avós para sua linha de dia das avós, do carinho e zelo das mães para o dia das mães e assim por diante. Falar em datas comemorativas é imaginar um gráfico onde todos serão lembrados.

Quer saber mais detalhes e sugestões sobre sazonalidade? Entre na nossa comunidade gratuita do Telegram que lá você vai encontrar diferentes materiais, incluindo um Ebook do empreendedor onde compartilhamos o calendário anual do Pinterest que traz várias dicas sobre as datas comemorativas do ano!!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *