MATERIAL PARA A BARRA LISTRADA

– 650g Base Glicerinada Branca

– 650g Base Cristal
– 50ml de Lauril Líquido
– 65ml de Essência Canela Spicy
– 30ml de Extrato de Maçã
Corante Vermelho

MATERIAL PARA A ÁRVORE DE CHANTILLY

– 300g de base glicerinada branca

– 1/2 colher (sopa) de óleo de coco de babaçu

– 40ml de essência

– 25ml de extrato glicólico

– 100ml de lauril líquido

Pigmento Líquido Verde

– Mini Pérolas de Sabonete com Glitter Vermelho
Glitter Cristal
 

MATERIAL DE APOIO

– Faca

– Panelas Esmaltadas
– Fogão Elétrico

– Espátulas de Silicone

– Becker Medidor (150ml)

– Fuet

– Colher de Inox

– Forma de acrílico

– Plástico liso para vedar o fundo da forma de acrílico

– Elástico
– Palito de Churrasco
– Forma Mini Pérola

– Manga de Confeitar com Bico Pitanga Grande
– Bacia Plástica

 

MODO DE FAZER BARRA LISTRADA

Com a faca, pique a base glicerinada branca em cubos, coloque na panela e leve à fonte de calor. Assim que estiver em estado líquido, retire da fonte de calor. Tampe e espere baixar a temperatura por alguns minutos e acrescente o extrato de maçã, o lauril líquido e 40ml da essência, misture tudo para que fique homogêneo, tampe e reserve.

 

Com a faca, pique a base glicerinada cristal em cubos, coloque na panela e leve à fonte de calor. Assim que estiver em estado líquido, retire da fonte de calor. Tampe e espere baixar a temperatura por alguns minutos e acrescente 25ml da essência e o corante vermelho até chegar na cor desejada, misture tudo para que fique homogêneo, tampe e reserve.

Prepare a forma de acrílico de 1kg forrando o fundo com o saco plástico por toda a base e prenda as bordas com um elástico (liguinha).

Acrescente ¼ da Base glicerinada Branca na forma, espere formar uma película e em seguida acrescente ¼ da Base Cristal Vermelha da panela em uma bacia plástica. Após adicionar essa camada vermelha fure toda a barra com um palito de churrasco até que a ponta do palito fure a camada inferior. Repita esse processo usando sempre ¼ das bases derretidas, alternando a base branca e a base vermelha, até completar a forma. O Resultado são 4 listras brancas e 4 listras vermelhas em sua barra. Não esqueça de que a cada adição de base na forma, furar com o palito até a camada inferior, para que assim essas camadas de sabonete não descolem no banho.

Espere esfriar e desenforme a barra.

MODO DE FAZER ÁRVORE DE CHANTILLY

Pique em cubos a base glicerinada solicitada, coloque na panela esmaltada e leve à fonte de calor. Quando estiver em estado líquido retire da fonte de calor, com a ajuda de uma espátula confira se está tudo derretido e homogêneo, limpe as bordas da panela e tampe-a por 5 minutos, acrescente o óleo de coco de babaçu e misture até que se dissolva, em seguida acrescente todos os outros materiais solicitados para fazer chantilly. Após este passo tampe a panela e espere baixar um pouco a temperatura para que não seja necessário bater muito e passe do ponto. Após baixar a temperatura com o auxílio de um fuet, faça muita espuma, (nesta hora pode-se usar um mixer elétrico ou a batedeira elétrica) assim que triplicar o volume da glicerina com a espuma. Agora, ao invés de bater a base, misture com o fuet para que a base mais pesada e quente do fundo da bacia comece a esfriar e fique tudo com a mesma consistência. A base começará a esfriar e engrossar, se ela estiver mesmo bem aerada neste ponto começará a estourar um pouco a espuma e murchar, para assim você bater com o fuet e ficar no ponto exato do chantilly. Em seguida espatule bem e confira se não tem nenhum caroço de base mais dura.  Está pronto o seu chantilly!

Coloque o chantilly dentro da manga de confeitar com o bico já posicionado, espere uns 10 minutos para que fique mais consistente.

 

MONTAGEM

Antes de mais nada amasse bem o chantillý nas mangas de confeitar para facilitar o processo. Desenforme a barra listrada e em seguida com o chantilly verde, faça pequena árvores de natal paralelas para que fique posicionada uma árvore de chantilly em cada fatia que será cortada posteriormente.

Posicione então as pérolas com glitter vermelho e polvilhe glitter cristal sob cada árvore.

Corte as fatias de sabonete e faça um furo em cada fatia passando um cordão de juta e posicionando o rótulo HO HO HO!

Estão prontos os seus encantadores sabonetes de natal!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *