MATERIAL

– 1kg de base glicerinada transparente

– 70ml de essência

– 50ml de extrato glicerinado

– 100ml de lauril líquido

– 3 ou 4 esponjas de nylon

– Cordão de algodão

 

MATERIAL DE APOIO

– Base para Corte

– Faca de Inox

– Panela Esmaltada

– Fogão Elétrico

– Espátula de Silicone ou colher de inox

– Becker

– Formas para esferas em Alumínio nº8

 

MODO DE FAZER

Sobre a base para corte e com o auxílio de uma faca, pique a base glicerinada em cubos, coloque na panela esmaltada e leve ao fogão elétrico. Assim que estiver em estado líquido, retire da fonte de calor.

Com o auxílio da espátula, confira se está tudo derretido, limpe as bordas e reserve tampado por aproximadamente 10 minutos. Esse tempo serve para que baixe a temperatura e acalme a base.

 

Nesse tempo de espera vamos preparar as buchas nas formas. Para a montagem da forma vamos usar apenas meia bucha, para isso você terá que cortar o cordão que amarra a bucha no centro dela e esticar todo nylon para medir a sua dimensão e cortar aproximadamente no meio. Agora você terá que cortar dois cordões de algodão com 60 centímetros para amarrá-lo novamente. Para facilitar, una às duas pontas do cordão e de um nó, em seguida passe esse cordão amarrando o centro da bucha. Repita o mesmo com a outra parte da bucha. Agora vamos a montagem da esfera, coloque a bucha dentro da meia esfera no lado que não tem o furo, segure ela toda ali dentro e deixe apensa o cordão para cima, passe o cordão pelo furo da outra parte da forma e em seguida a tampe. (Até o momento de passar o cordão você ainda estará segurando a bucha dentro da forma.)

Passe a fita adesiva, esticando bem e vede totalmente a forma. Reserve. 1 quilo de base glicerinada temperada rende de 6 a 8 esferas dependendo do tanto que você completar as formas.

 

Assim que a base estiver com a temperatura mais baixa, acrescente todas as propriedades solicitadas, misture bem para que fique homogênea, com cuidado despeje na forma mas não complete totalmente, com a ajuda de um palito de madeira empurre a bucha dentro da forma de forma que possibilite a sua visão conferido se completou até 3/4 da forma e reserve. Repita o mesmo com as outras formas. Essa dica deixa um pouco da bucha aparente e valoriza ainda mais o seu sabonete, além de render mais esferas barateando o custo facilitando a sua venda.

 

Para acelerar o resfriamento e solidificação do seu sabonete você pode levá-lo ao congelador por alguns minutos até que ele fique pronto.

Assim que estiver frio e rígido, desenforme, tire as rebarbas com um pano úmido e embale-os com o plástico strech.

Pronto siga corretamente o passo a passo e lembre-se sempre que a valorização do seu trabalho está na qualidade da matéria prima utilizada e em toda forma organizada e higiênica do seu trabalho.

 

Boa produção e até já!!!

Peter Paiva

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *