Receita 1 – Aromatizador de Ambientes 

MATERIAIS PARA FAZER O AROMATIZADOR (Rende 9 difusores de aromas de 60ml)
350ml de álcool
100ml de essência
50ml de água

Materiais de Apoio
Becker
Vasilha
Dosador
Espátula

Modo de fazer
No becker adicione o álcool e na sequência adicione a essência, misture bem em movimentos circulares por alguns minutos até diluir toda a essência no álcool. Logo em seguida adicione a água mineral e mexa bem. O processo é bem simples. Em seguida despeje o líquido no frasco e está pronto o seu aromatizador!!

 

Receita 2 – Cestos de Flores de Sabonete

MATERIAIS PARA FAZER O CESTO DE FLORES DE SABONETE (Rende 7 cestos de flores de sabonete)
1kg Base glicerinada branca
1 colher sopa de manteiga de cupuaçu
80ml de essência
60ml de extrato
100ml de lauril líquido
Corante vermelho

MATERIAL DE APOIO
Caneca esmaltada
Espátula
Fogão
Esfera de alumínio
Becker medidor

Modo de fazer

Pegue as esferas de alumínio nº6, feche-as e vede com a fita adesiva para que não vaze na próxima etapa, reserve.
Com a faca pique a base glicerinada branca em cubos, coloque na panela
esmaltada e leve à fonte de calor, quando estiver em estado líquido, retire do fogo.
Adicione a essência, o corante, a colher sopa de manteiga de cupuaçu e o e o lauril. Misture bem para que fique homogêneo e despeje nas esferas de alumínio que fechou anteriormente.
Assim que as esferas estiverem frias e rígidas, desenforme. Pegue as esferas e passe no fatiador de legumes, isto resultará em pétalas finas e de vários tamanhos.

Montagem

Para começar a montagem da rosa você irá enrolar as fatias de glicerina imaginando e modelando a partir do centro de uma rosa, para isso, comece modelando das menores para as maiores, montando uma rosa do modo tradicional, encaixando e modelando, pétala por pétala. Com o auxílio dos dedos modele a ponta das pétalas envergando-as por trás, dando movimento à sua peça, são aproximadamente 10 pétalas.
Em seguida posicione sobre o papel de seda, dentro da tina, vários botões até completar. Está pronta a sua tina de flores de sabonetes

 

Receita 3 – Barra de Sabonete

MATERIAIS PARA FAZER BARRA DE SABONETE (Rende 5 kits de sabonete na saboneteira de madeira)

500g de Base Glicerinada Transparente
30ml de essência
40ml de extrato
50ml de lauril líquido
Corante amarelo
Corante azul

MATERIAL DE APOIO
Caneca esmaltada
Espátula de silicone
Faca
Becker medidor
Fogão elétrico
Forma de acetato formato barra
Ralador Keita
Pallet de madeira
Plástico termo encolhível

Modo de fazer
Com a faca, pique em cubos a base glicerinada transparente, coloque na panela e leve à fonte de calor. Assim que estiver em estado líquido, tampe e retire da fonte de calor.
Quando a temperatura da base chegar ao ponto suportável ao toque da mão, aproximadamente 55°c, 50°c, adicione a essência, o extrato e o lauril líquido. Mexa bem até que tudo fique bem homogêneo e reserve.
Agora para fazer a parte da pré-produção, separe aproximadamente 100ml da base em um Becker de 150ml, coloque 1 gota do corante azul e algumas gotas do corante amarelo, faça um tom verde claro, mexa bem e despeje em um recipiente e reserve.
Quando esta base ficar pronta, passe-a no ralador Keita e faça fiozinhos de sabonete.
Pegue algumas esferas de sabonetes que sobraram da receita de Tina de Rosas e faça lâminas de sabonete para fazer novamente as rosas.
Agora, aqueça novamente a base que se encontrava na panela e a reserve.
Para a montagem da barra, pegue os fiozinhos de sabonete verde e os espalhe no fundo da forma, pegue as rosas de sabonete que você já preparou e comece posicionando até completar toda a barra.
Agora confira se a base da panela está na temperatura ideal, ou seja, morna, e complete a forma.
Assim que a barra estiver completamente fria e rígida desenforme-a e a posicione no pallet, finalize embalando com o plástico termo encolhível e dando o acabamento desejado.

 

Receita 4 – Kits de Sabonete no Pallet e Saboneteira de Madeira

MATERIAIS PARA FAZER KITS DE SABONETE NO PALLET E SABONETEIRA DE MADEIRA (Rende 6 kits de sabonetes no pallet)

1 kg de Base Glicerinada Transparente
50ml de essência
60ml de extrato glicólico
100ml de lauril líquido
Corante amarelo
Corante azul

MATERIAL DE APOIO
Caneca esmaltada
Faca
Espátula de silicone
Becker medidor
Fogão elétrico
Forma de acetato de folha
Pallet e saboneteira de madeira
Plástico termo encolhível
Fita adesiva
Fita de cetim
Etiquetas adesivas

Modo de fazer
Com a faca pique em cubos a base glicerinada transparente, coloque na panela e leve à fonte de calor. Assim que estiver em estado líquido, tampe e retire da fonte de calor.
Quando a temperatura da base chegar ao ponto suportável ao toque da mão, aproximadamente 55°c, 50°c, adicione a essência, o extrato e o lauril líquido. Mexa bem até que fique tudo bem homogêneo e reserve. Para fazer a cor verde, coloque algumas gotas do corante azul, e gotas à mais do corante amarelo. Você pode fazer nuances diferentes da cor verde se quiser.
Complete as formas de folhas, para acelerar o processo você pode levar as formas por alguns minutinhos para o freezer.
Com a produção de folhas terminada, coloque sobre sua bancada de trabalho os pallets e as saboneteiras de madeira e posicione as folhas dentro. Para a finalização embale-as com o plástico termo encolhível e dê o acabamento com a fita de cetim e as etiquetas adesivas.

 

Receita 5 – Barras de Sabonete Degradê 

MATERIAIS PARA FAZER BARRAS DE SABONETE DEGRADÊ (Rendimento: 2 Barras)

1kg de Base Glicerinada Branca
1 colher de sopa de manteiga de cupuaçu
60ml de extrato glicólico
60ml de essência
100ml de lauril líquido
Corante azul
Corante amarelo
Corante vermelho

 

MATERIAL DE APOIO
Caneca esmaltada
Fogão elétrico
Faca
Espátula de silicone
Becker medidor
Vareta fina ou palito de madeira
Forma de acetato
Pallet de madeira
Plástico termo encolhível
Fita adesiva
Fita de cetim
Etiquetas adesivas

Modo de fazer
Com a faca pique em cubos a base glicerinada branca, coloque na panela e leve à fonte de calor. Assim que estiver em estado líquido, tampe e retire da fonte de calor.
Neste momento adicione 1 colher de sopa da manteiga de cupuaçu para derreta com mais facilidade.
Quando a temperatura da base chegar ao ponto suportável ao toque da mão, aproximadamente 55°c, 50°c, adicione a essência, o extrato glicólico e o lauril líquido. Mexa bem até que fique tudo bem homogêneo e reserve.
Para esta técnica é importante que a base esteja à uma temperatura similar ao de banho de inverno, então, caso seja necessário aqueça-a mais um pouco e a mantenha sempre tampada.
Agora com a forma de acetato preparada na sua bancada, separe uma quantidade de base em um becker medidor de 150ml que será a primeira camada branca da sua barra degradê. A quantidade de base vai depender de quantas camadas você vai querer fazer, por exemplo 50, 60, 70ml, etc.
Mexa com uma colher pequena de inox está base até esfriar um pouco e despeje na forma. Agora pegue a mesma quantidade de base no becker e coloque 1 gota do corante vermelho, mexa bem e quando chegar a um ponto de mingau despeje com cuidado em cima da primeira camada que estava na forma. É importante de a primeira camada ainda esteja cremosa, e não totalmente rígida. Em seguida, com essas duas camadas cremosas uma sobre a outra, use uma vareta fina oi palitinho de madeira e vá furando a base para que as camadas se grudem ainda mais e não se quebrem no banho. Repita o mesmo processo até completar a forma e para cada camada aumente o tom da cor que você está fazendo, para que assim fique com o efeito degradê.
Quando a barra estiver fria e rígida, desenforme, coloque-a em cima do pallet de madeira, e para o acabamento, utilize o plástico termo encolhível e finalize com a fita de cetim e a etiqueta adesiva.
Esta receita rende duas barrinhas, então se você quiser, você pode fazer uma com o tom degradê rosado com corante vermelho, e uma com tons de verde.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *