MATERIAIS NECESSÁRIOS

Bergamotas Frescas

500g de parafina de soja lentilhada

20ml de Essência Bergamota (para sabonetes)

 

MATERIAL DE APOIO
Fita Adesiva ou Fita Crepe.
Pavio cruzado de madeira com suporte
Saco Plástico

Becker Medidor de 150ml
Colher de Inóx.

 

MODO DE FAZER

Para iniciar vamos descascar a bergamota com muito cuidado, começando pela parte de cima abra um orifício na parte de cima da fruta, do tamanho da “boca” que deseja para o seu porta velas. Em seguida enfie o dedo entre a fruta e a casca e, delicadamente, vá descolando os gomos da casca da bergamota até que ela esteja quase que completamente desgrudada da casca. Em seguida, segurando a fruta com as duas mãos, coloque os polegares na parte de baixo da bergamota, pressione com cuidado para que os gomos saiam por inteiro da casca. Faça com cuidado para a casca da bergamota não rasgar.

Caso a casca da fruta rasgue, não tem problema podemos consertar! Com a fita crepe ou fita adesiva comum, faça, na parte de fora da casca, um “curativo” onde a casca rasgou, passando a fita ao longo do rasgo. Esse curativo vai apenas segurar a casca por fora, para que você consiga parafinar o local que ficou danificado por dentro.

Agora vamos parafinar a parte interna da casca de bergamota. Em uma panela esmaltada derreta 300g de parafina de soja lentilhada. Quando estiver derretida jogue uma pequena quantidade no fundo da casca e rode a casca ligeiramente inclinada para que a parafina percorra e forre todo o interior da casca. Conforme você vai girando a fruta a parafina vai secando e parafinando todo o seu interior, inclusive o rasgo que você vedou com a fita anteriormente.

Agora chegou a hora de posicionar o seu pavio. Antes de montar o pavio, meça a altura da sua vela e corte as duas madeiras na mesma altura da fruta. Monte o Pavio cruzado encaixando o vão das duas partes e em seguida encaixando as madeiras no suporte de metal. Por fim, coloque o pavio no interior da fruta centralizando-a. Para ajudar na queima da sua vela, jogue mais um pouco da parafina derretida sob o pavio de madeira.

Agora vamos preparar o conteúdo da sua vela. Em um saco plástico coloque 200g de parafina de soja lentilhada, meça em um becker medidor 20ml de essência de Bergamota e despeje no saco. Feche o saco com ar dentro e chacoalhe bem para que a essência se incorpore completamente à parafina de soja lentinhada.

Com o auxílio de uma colher de inox, coloque a parafina lentilhada e já perfumada no interior da bergamota até quase preencher seu interior por completo.

Ah é importante lembrar que o combustível para a queima do pavio é a parafina lentilhada e ela só passará a queimar sem apagar quando o fogo chegar na parafina lentilhada!

E está pronta sua vela na casca da bergamota! Basta acender e aproveitar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *