Pode -se dizer que o chantilly é o rei da confeitaria clássica. Com ele são criadas as maiores e melhores receitas que conhecemos, ele dá asas a nossa imaginação. Nessa receita você vai entender o ponto e a textura certa para deixar o seu chantilly para o banho com a aparência e a hidratação perfeitas.

Material:

Base:
500g de Base Glicerinada Branca
40 ml de Essência (60% Maçã Madura, 30% Trouss Green e 10% Canela Spicy)
50 ml de Lauril Líquido
20 ml de Extrato de Maçã

Chantilly:
500g de Base Glicerinada Branca
80ml de Essência (60% Maçã Madura, 30% Trouss Green e 10% Canela Spicy)
150 ml à 250 ml de Lauril Líquido
50 ml de Extrato de Maçã
1 colher (sopa) de Óleo de Coco de Babaçu
1 colher (café) de Cremor de Tártaro

Apoio:

Base para corte
Faca de Inox
Fogão Elétrico
Panela Esmaltada
Espátula de Silicone
Bacia Plástica
Fuet/ Mixer Elétrico
Batedeira
Manga de confeitar com bico Pitanga

Modo de Fazer:

Base:
Para começar você precisará fazer a base do cupcake. Sobre a base de corte e com o auxílio da faca pique a base glicerinada em cubos, coloque na panela esmaltada e leve ao fogão elétrico. Assim que estiver em estado líquidoo, retire da fonte de calor. Com o auxilio da espátula confira se está tudo derretido, limpe as bordas e reserve tampado por aproximadamente 10 minutos. Este tempo serve para que baixe a temperatura e acalme a base. Em seguida acrescente todas as propriedades solicitadas, misture bem para que fique homogênea e tampe novamente por 10 minutos para eliminar todas as bolhas da manipulação e ficar perfeita. Agora com cuidado, despeje na forma de cupcake e reserve.

Chantilly:
Próximo passo é fazer o chantilly, para isso derreta a base glicerinada branca, retire da fonte de calor e reserve tampada por aproximadamente dez minutos. Acrescente todas as propriedades, tampe, espere por mais 10 minutos para baixar mais a temperatura e despeje em uma bacia.

Com a batedeira bata a base  até levantar bastante espuma, isso ajudará a esfriar e a deixá-la bem aerada.

Com o fuet continue mexendo a mistura até sentir que está engrossando, neste ponto continue batendo e perceberá que ele começar a endurecer.

Perceba que ele começa a ficar com aparência de coalhado, nesta hora está baixando o volume e começando a ganhar brilho, ele fica mais firme e com a ajuda da espátula, espatule bem para ter certeza de que está tudo no mesmo ponto.

Quando estiver no ponto de chantilly coloque a mistura no saco de confeitar com o bico pitanga.

Importante: Cuidado com as rebarbas na lateral da bacia, ela pode no final do processo deixar o seu chantillu cheio de pelotas mais duras e entupir o bico de confeitar.

Montagem:
Agora é a hora mais prazerosa. A montagem. Retire com a ajuda de uma faca o miolo de cada base fazendo como um cone ao contrário deixando um buraco para adaptarmos o chantilly. Posicione as bases em cima de um celofane e confeite um a um com o chantilly fazendo duas voltas e meia e por ultimo posicione no topo as decorações de Natal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *