Material Necessário

Barra
1kg de base glicerinada branca
1 colher de sopa de óleo vegetal de coco de babaçu
60ml de essência (30ml de essência de macadâmia e 30ml de essência de gardênia)
100ml de lauril líquido
50ml de extrato de aveia

Banho de Glicerina e Acabamento
500g de base glicerinada
1/2colher de sopa de óleo vegetal de coco de babaçu
40ml de essência (20ml de essência de macadâmia e 20ml de essência de gardênia)
50ml de lauril liquido
30ml de extrato de aveia
Cordão de Juta ou algum fio grosso de lã bem macio.
(2,4 metros de cordão para cada sabonete)

Material de apoio

Base de corte
Faca de inox
Panela esmaltada
Fogão elétrico
Espátula de silicone
Colher de inox
Becker / dosador de líquidos
Forma retangular /
Plástico liso transparente
Tesoura
Pote plástico

Modo de fazer

Para começar vamos fazer a barra, prepare a forma retangular forrando com o plástico liso transparente ou faça em bandeira para render fatias retangulares com aproximadamente 2cm de largura. Reserve.

Coloque a base glicerinada sobre a base de corte, com a faca pique em cubos, coloque na panela e leve a fonte de calor ate derreter totalmente, retire da fonte de calor, adicione o óleo de coco e deixe descansar ate baixar a temperatura e a panela ficar suportável ao toque. (Aproximadamente 50 graus)

Nesta temperatura adicione o restante das propriedades solicitadas para fazer a barra, misture bem e despeje na forma. Espere a solidificação total. Para acelerar o processo de resfriamento você pode levar a barra ao congelador.

Assim que estiver fria e rígida, desenforme e fatie em pedaços de 2cm aproximadamente.

Para a próxima etapa você precisará derreter a base solicitada para o banho da mesma forma que fez a primeira etapa. Deixe descansar para baixar a temperatura. Nesse tempo vamos falar sobre a trama que será feira em cada pedaço de sabonete.

Para fazer a trama passe uma volta do fio em um dos lados do sabonete e dê um nó. Agora que a ponta esta fixa continue enrolando o fio sem apertar ate o final da barra de sabonete. Dê outro nó e vire para enrolar do outro lado, mas como a intenção é fazer uma trama, desta vez ao passar o fio trance ele fazendo a trama. Passe um por cima e um por baixo como uma costura, com é pequena a barra você passara algumas vezes e e ja chega na outra ponta, faça do outro lado e repita quantas vezes precisar até fazer a trama em todo o sabonete. Por fim dê um nó e com o cordão que sobrar dê um meio laço para ficar como uma alça pra pendurar.

Feita a trama, despeje a base glicerinada em uma pote plástico que caiba a barra dentro, segure o sabonete pela alça e banhe ele algumas vezes na base glicerinada, posicione ele em cima da bancada e faça o mesmo processo com as outras barras de sabonete, se precisar repita algumas vezes o banho em cada barra e esta finalizado. Espere esfriar e solidificar. Tire as rebarbas, decorre com alguns elementos e esta pronto!

Escute o Peter ensinando a receita:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *